menu

Blog

A casa de espelho é conhecida por apresentar reflexos distorcidos daqueles objetos que são colocados em sua frente. Essa ideia pode ser usada de forma metafórica para nos auxiliar no entendimento dos nossos pensamentos. Partindo dessa premissa, é possível dividir os pensamentos em dois grupos sendo eles os funcionais e os disfuncionais.

O primeiro tipo é composto por aqueles pensamentos que são mais racionais e pautados em evidências concretas. Enquanto a segunda categoria está atrelada às interpretações que fazemos a respeito da realidade sem ter sequer uma prova.

Muitas vezes quando estamos ansiosos, por exemplo para fazer uma viagem de avião, entramos em uma espécie de casa de espelhos onde nossos pensamentos são distorcidos e se tornam catastróficos. Dessa forma, deixamos de lado as diversas comprovações científicas que garantem a segurança da aeronave e passamos a fazer nossa própria narrativa infundada sobre as possibilidades trágicas.

Assim, se torna mais nítida a importância de analisarmos nossos pensamentos de forma a compreender de qual grupo ele faz parte. Além disso, é imprescindível que, ao nos sentirmos inseguros, busquemos informações confiáveis para nos basearmos e não o oposto disso.

Apoiadores