menu

Blog

O psicólogo é o profissional capacitado para lidar com os aspectos mentais do ser humano, apesar disso a maior parte das pessoas não sabe o momento certo de procurar um profissional do ramo, por conta disso trouxemos algumas dicas para auxiliar na identificação dessa demanda.

A primeira delas é que se atente aos pensamentos e analise se de alguma forma eles estão distorcidos e causando um desequilíbrio emocional. Diante disso, as emoções podem tanto oscilar demais quanto se prolongar de forma desproporcional. Paralelamente a isso, temos a segunda que consiste em que se preste atenção na expressão dessas emoções. Assim, averigue se há um comportamento disfuncional, aquele que traz consequências negativas para nossas vidas e suas demandas, impactando por exemplo no âmbito social e profissional.

Já a terceira exige que se observe qualquer tipo de incômodo ou sofrimento envolvido nesse processo composto pelos pensamentos, emoções e comportamento. Considere inclusive o quanto esse sofrimento está limitando sua vida, como deixar de fazer uma viagem em família por ser de avião. Enquanto a quarta consiste em notar a existência de uma vontade de buscar por autoconhecimento e consequentemente ferramentas para conseguir lidar melhor com determinadas situações.

Por fim e não menos importante é interessante que seja feita uma analise para observar se seus medos estão te limitando de forma a trazer algum prejuízo tanto no âmbito pessoal quanto social e profissional. Por exemplo, o medo de voar impede algumas pessoas de viajar, visitar familiares que moram longe ou ainda aceitar uma oportunidade de emprego em outro país.

É a partir de premissas como essas que se deve recorrer a um psicólogo, proporcionando uma escuta qualificada para as demandas de cada indivíduo e trabalhando com estratégias para que se consiga lidar com cada uma delas em prol de uma qualidade de vida e saúde mental.

Se estiver na hora de buscar ajuda profissional para lidar com a aerofobia conte com a VOE e venha ser livre.

Apoiadores