menu

Blog

O avião revolucionou o modo como as pessoas se deslocam e “encurtou distâncias”. O que antes poderia demorar dias ou semanas, hoje dura apenas algumas horas.

Apesar de ter décadas de decolagens e aterrissagens de sucesso, a aviação ainda é alvo da insegurança de muitas pessoas. Com frequência, surge a dúvida se viajar de avião é realmente seguro. Para descobrir a resposta, continue lendo e saiba mais!

Afinal, viajar de avião é seguro?

Diferente do que muitas pessoas pensam, usar um avião como meio de transporte é muito seguro. Segundo a CNN, ao utilizar um Boeing 777 de Los Angeles até Hong Kong, há apenas 1 em mais de 4 milhões de chance de a aeronave sofrer um acidente. Isso significaria voar por mais de 11 mil anos, diariamente, antes que um acidente ocorra.

Já de acordo com a Aviation Safety Network, são mais de 34 milhões de voos por ano. Em 2015, apenas 146 deles tiveram registros fatais. Dessa forma, ocorre um acidente fatal para quase 5 milhões de voos.

A probabilidade de um passageiro morrer dentro de uma aeronave, inclusive, é de apenas 0,000014%. Isso porque quase 96% dos passageiros sobrevivem a acidentes aéreos — de todos os tipos.

Em geral, a chance de morrer em um avião é 1 em 11 milhões. Isso torna o transporte por aeronave muito mais seguro do que andar de carro ou ônibus, por exemplo, já que as chances de morte nesses casos são de 1 em 5 mil.

Pode-se dizer que, há mais chances de morrer por ataque de cachorro ou por aranha venenosa do que sofrer um acidente aéreo fatal. Até ganhar na loteria é mais fácil, já que a chance é de 1 em 7 milhões!

Conclui-se que as chances de a aeronave cair são muito pequenas e, ainda que essa fosse uma possibilidade, as chances de sobrevivência são altíssimas.

Por que esse é um meio de transporte adequado?

Viajar de avião é seguro pelo fato de que há cada vez mais esforços em utilizar a tecnologia a favor da segurança.

Hoje, os testes nas aeronaves são muito mais completos e consequentemente garantem mais qualidade. Além disso, os materiais são cada vez mais resistentes a impactos e possibilidades de imprevistos. Os metais que compõem o avião, por exemplo, são desenvolvidos de maneira específica e com alta tecnologia.

Há ainda uma preocupação maior com o treinamento de pilotos. Com isso, eliminam-se as principais causas de problemas de acidentes.

E se mesmo assim eu não me convencer?

Mesmo assim, é possível que você ainda não se sinta plenamente convencido de que esse transporte é seguro. Se viajar de avião é um tormento para você, vale a pena considerar realizar um teste para saber o grau do seu medo.

Mesmo que seu medo seja elevado ou até mesmo incapacitante, é importante buscar a ajuda de uma equipe de profissionais, para que diminuam os sintomas de ansiedade, o que pode fazer a diferença na sua qualidade de vida.

Viajar de avião é uma tarefa segura, inclusive mais do que andar de automóveis. Conhecer essa informação pode tornar mais fácil apertar os cintos e se preparar para a decolagem. Caso seja necessário, não hesite em buscar ajuda!

E agora, o que acha de voar depois de conhecer todos esses números? Dê a sua opinião, conte o que você já sentiu quando voou.

Apoiadores