menu

Blog

O medo de avião é algo bastante comum. Em todo o mundo, são mais de 200 milhões de pessoas que sofrem com esse problema. Em alguns casos, chega a ser tão grave a ponto de a pessoa perder grandes oportunidades na vida, como um emprego e momentos com a família e de lazer.

Em um mundo cada vez mais globalizado, embarcar em uma aeronave tem se tornado rotineiro e necessário. Encarar e superar esse medo é indispensável para desfrutar de momentos importantes da vida.

Você tem medo de avião? Observe a seguir ao menos 6 formas de diminuir o medo:

Conheça mais sobre o avião

Uma das causas do medo é a falta de informação. Ao não saber como o meio de transporte funciona ou o que ele oferece, é mais difícil se sentir confiante na hora de voar.

Por isso, uma das ações para superar seu medo de avião consiste em conhecer mais sobre a aeronave. Veja, por exemplo, a tecnologia empregada na sua construção e operação e saiba quais são os procedimentos de emergência.

Munir-se de dados vai facilitar o processo de reconhecer que você está em um ambiente seguro.

Exercite sua respiração

Outra recomendação consiste em prestar atenção na sua respiração. Como já foi apontado por várias pesquisas, a respiração pode funcionar de maneira semelhante a um antidepressivo e controlar a ansiedade. Ao praticar certas técnicas, é mais fácil lidar com o quadro.

Quando você se foca nos movimentos de inspiração e expiração, você favorece a circulação sanguínea e ajuda a diminuir os batimentos cardíacos. Assim, seu corpo consegue sair da reação de alerta.

Não consuma bebidas alcoólicas

Muita gente encontra na ingestão de bebidas alcoólicas um caminho para livrar-se do medo de voar. Essa, entretanto, não é uma boa ideia.

Em primeiro lugar, ao utilizar constantemente essa estratégia, o álcool pode deixar de fazer o mesmo efeito por conta de o corpo ter se acostumado. Além disso, você não está lidando com o problema em si, mas está apenas mascarando.

Há ainda, a questão de que o efeito do álcool é maior nas alturas. Beber a dose que você está acostumado em terra firme pode levar a um estado maior de embriaguez e causar sérios problemas, incluindo de segurança.

Encontre uma maneira de se distrair

Quanto mais você focar na situação de estar em um voo e nos pensamentos e emoções negativas que isso gera, mais difícil será lidar com o medo de avião. O ideal, portanto, é se distrair. Procure assistir os filmes disponibilizados pela companhia aérea, ouça uma música ou leia um livro.

O importante é criar um ponto de distração, permitindo que o seu cérebro se desconcentre daquilo que te amedronta. Essa dica, inclusive, é provada pela ciência.

Pesquisados da Universidade de Minnesota mostraram que o comportamento influencia a percepção de tempo. Ao fazer uma mudança de atividade, é possível sentir que as horas passam mais rapidamente.

Sente no corredor

Como muitas vezes o medo de viajar nas alturas não vem sozinho, não é improvável ver quem também sofre com claustrofobia, por exemplo. Sentir-se preso, nesse momento, pode piorar ainda mais a situação.

Quando você senta na janela junto a outros desconhecidos, essa é a sensação: de que você está preso e não pode sair para onde quiser. Assim, o ideal é se sentar no corredor. Você se sentirá mais livre e poderá sair para andar e se distrair quando achar necessário.

Consulte uma psicóloga Especializada

Superar essa fobia de maneira solitária nem sempre é possível. Somente um profissional especializado pode conhecer melhor as possíveis causas e indicar os tratamentos mais eficientes e eficazes.

Sendo assim, não abra mão de consultar uma psicóloga especializada. Aqui na VOE, há uma equipe especialmente preparada para atender às suas necessidades e garantir o máximo de bem estar.

Ao colocar em prática essas ações, superar seu medo de avião torna-se possível. Assim, é mais fácil encarar o problema e deixar para trás a fobia.

Você sofre com essa condição? Nos comentários, compartilhe suas experiências.

Apoiadores