menu

Blog

Apesar de viajar de carro ser 100 vezes mais perigoso do que usar um avião, muitas pessoas sentem medo de voar. Porém, essa é uma questão que pode ser manejada. Se você sofre com esse medo, veja a seguir 5 dicas para lidar com ele!

1. Busque informações sobre o uso de aviões

O medo de voar, muitas vezes, está associado à falta de informação. Baseando-se em notícias pela metade ou mesmo em filmes que não retratam a realidade, muita gente acredita que qualquer avião pode cair a qualquer momento.

Para desconstruir esse pensamento o ideal é buscar informações sobre esse meio de transporte. Conheça estatísticas, veja estudos e você verá que as chances de um avião cair são muito remotas.

2. Pratique atividades físicas com antecedência

De preferência, comece 3 semanas antes do voo planejado. Isso é importante porque os exercícios vão ajudar a liberar dopamina e serotonina neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

Mesmo quando a viagem surgir de forma imprevista, procure praticar exercício, já que a sensação de ansiedade vai ser menos intensa.

3. Evite situações estressantes ou de ansiedade

Por falar em ansiedade, você não precisa acrescentar mais carga ao seu medo de voar. Assim, evite realizar atividades que elevem seu nível de estresse ou de ansiedade.

Quer um exemplo? Faça as malas com antecedência em vez de deixar para o dia anterior, já que assim você não vai correr nenhum risco de se esquecer de nada.

No dia do voo, chegue com antecedência ao aeroporto para evitar atrasos. Quanto mais organização e planejamento houver, menores são as chances de você se sentir ansioso.

4. Distraia-se antes e durante o voo

Antes do voo, não fique pensando sobre o seu medo ou sobre fatalidades. Em vez disso, prefira realizar ações que te distraiam, como ouvir música ou ler um livro.

Evite tomar remédios para dormir ou bebidas alcoólicas, já que, dessa forma, você nunca vai lidar com o seu medo.

No avião, aproveite para ver um filme ou fazer alguma outra atividade que te distraia de possíveis turbulências. Isso vai te ajudar a controlar a ansiedade e evitar que o medo te domine.

5. Busque ajuda para o seu medo de voar

Porém, superar esse medo de maneira solitária nem sempre é possível ou recomendado. Para fazer com que o processo seja mais simples e mais rápido, o ideal é buscar ajuda profissional.

Comece fazendo um teste para saber o nível do seu medo e entre em contato com profissionais capacitados e experientes. Com um tratamento adequado, você vai conseguir ter muito mais tranquilidade na hora de embarcar rumo ao seu destino!

Ao colocar essas dicas em prática, vai ficar mais fácil lidar com o medo de voar e a ter mais tranquilidade. Além de agir por conta própria, não dispense orientação para deixar tudo mais fácil!

O que achou dessas dicas? Conte para a gente nos comentários!

Apoiadores