menu

Blog

De acordo com o Ibope, 42% da população brasileira sente medo de avião. Em alguns casos, a fobia pode ser tão intensa que pode trazer prejuízos importantes na vida social ou profissional do indivíduo.

O medo pode ter muitas causas, por isso é importante uma avaliação especializada para saber a principal causa, sua intensidade e características. Dessa forma, é possível desenvolver um tratamento totalmente individualizado e com resultados ótimos.

Entenda mais sobre o tema!

Qual é a origem do medo de avião?

A origem do medo de avião varia de acordo com cada indivíduo. Em alguns casos, experiências pessoais podem ser gatilho para sintomas ansiosos ou até mesmo de fobia. Por exemplo, alguém que já passou por algum tipo de turbulência mais séria em uma aeronave ou uma pessoa que nunca teve receio de voar, mas que começou a se sentir dessa forma depois de se tornar pai ou mãe, por ser responsável por outra pessoa.

Outra possibilidade diz respeito à experiência de outras pessoas. Ouvir a história de algum parente ou amigo que sofreu algum acidente ou situação incômoda ou ler notícias sobre acidentes e quedas de aviões.

Muitas vezes a situação que motiva o medo pode não estar exatamente relacionada ao avião Quem tem claustrofobia, por exemplo, pode ficar mais propenso a sentir medo de avião, já que se percebe em um ambiente fechado,sem a possibilidade de sair por algum tempo.

Em suma, pode se tratar de uma somatória de fatores, não há um motivo único para o surgimento dessa condição e cada pessoa exige uma avaliação individualizada.

Essa fobia tem cura?

Felizmente essa fobia tem cura.

Qualquer pessoa pode se beneficiar do tratamento e viajar de avião de forma prazerosa. O tratamento tem foco na causa do quadro e em ensinar as pessoas a manejarem a ansiedade na hora de voar.

Em geral, o tratamento é breve, mas como cada pessoa tem o próprio ritmo e graus variados de fobia, não é possível dizer exatamente o tempo necessário para que se livre do medo.

Como é feito o tratamento?

Todo o tratamento para a aerofobia começa com uma avaliação de um especialista na área. Essa parte é fundamental para um tratamento individualizado e efetivo.

A partir disso é criado um programa estruturado, com metodologia cientificamente comprovada para oferecer mudanças nos padrões de comportamentos, diminuição da ansiedade e melhoria na capacidade de lidar com o medo utilizando-se de estratégias e técnicas de enfrentamento. Assim é possível viajar de avião com mais tranquilidade e conforto.

Como o medo de avião varia para cada pessoa, o melhor é procurar ajuda para lidar com o problema. Marque uma avaliação conosco e veja como podemos ajudar!

Apoiadores