menu

Blog

Se automedicar durante um voo pode ser muito perigoso.

 

Nesse sentido, automedicação consiste em tomar determinado remédio sem prescrição médica. Tal fato pode ser muito perigoso, já que cabe apenas ao profissional habilitado decidir qual e em que dosagem essa medicação pode ser consumida por determinado indivíduo considerando   critérios como peso, idade, altura, sintomas, diagnóstico, histórico pessoal e familiar, entre tantos outros. Sendo assim, quando não existe a indicação correta os efeitos da ingestão podem ser adversos e até mesmo nocivos. 

 

Quando se trata de viajar de avião muitas pessoas têm a ideia de tomar, por conta própria, algum tipo de medicamento que proporcione a sensação de calma ou sono, crendo que isso vai tornar a experiência de voar mais tranquila. Tal fato na verdade pode apenas mascarar uma situação de medo que poderia ser vivida de forma mais positiva se tratada de forma adequada, em processo de psicoterapia por exemplo. 

 

Além disso, é importante considerar que durante o voo a oxigenação diminui por conta da altitude, gerando cansaço e sonolência que atrelados ao uso de alguns medicamentos pode potencializar o efeito  causando confusão mental, delírios, desmaio etc. Algo semelhante ocorre com aqueles que optam por ingerir álcool, ao invés de remédios, já que devido ao mesmo processo de oxigenação pode se ter uma alteração no estado de consciência e um aumento no nível de ansiedade. 

 

Para de fato aprender a lidar com o medo de voar venha para a VOE e conheça nosso Curso Terapêutico de Fobia para Voo. Venha ser livre.

Apoiadores