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Uma viagem de avião caracteriza-se por ficar boa parte do tempo a uma altitude elevada em que a pressão atmosférica é menor do que em terra. Por isso, para que nós possamos ficar confortáveis e em segurança o ar da cabine passa por um processo de pressurização, ou seja, é comprimido até alcançar a concentração de oxigênio adequada.

As janelas do avião tem grande importância nesse processo e são compostas por três camadas sendo uma mais externa responsável pela pressurização, uma intermediária também ligada a uma questão estrutural e uma mais interna que pode ser tocada pelos passageiros. A camada central possui uma válvula de respiro, o famoso furinho, que está atrelado tanto ao equilíbrio de pressões quanto com a liberação da umidade do espaço entre as camadas, impedindo que as janelas fiquem embaçadas.

Já o formato está relacionado com o fato das janelas quadradas apresentarem rachaduras em suas bordas por conta da pressão, enquanto as arredondadas proporcionam uma distribuição adequada pelo perímetro da janela, evitando rupturas.

Dessa forma, é possível notar que a aviação tem como prioridade a segurança e bem estar de seus servidores e passageiros, usando da ciência para tornar mais agradável a experiência de voar.

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