menu

Blog

Apenas um em cada 1,2 milhão de voo tem algum problema, que vão desde panes menores a possíveis quedas. Isso significa que as chances de um passageiro enfrentar problemas na aviação são muito remotas. Mesmo assim, de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), cerca de 42% dos brasileiros têm medo de utilizar esse meio de transporte.

Isso faz com que a fobia de avião seja um problema muito comum. Em alguns casos, o medo é tão intenso que paralisa o passageiro e pode, inclusive, levar a complicações de saúde.

Para entender melhor sobre esse assunto, veja a seguir o que é e como funciona esse tipo de fobia. Saiba mais!

O que é a fobia de avião?

Também conhecida como aerofobia, a fobia de avião consiste no medo exagerado de utilizar uma aeronave como meio de transporte.

É importante compreender que não se trata de ansiedade, apreensão ou nervosismo leve. Essas são emoções naturais, especialmente para quem nunca viajou ou viaja pouco de avião.

A fobia é muito mais intensa e pode existir mesmo entre quem nunca voou de avião ou quem voa com muita frequência. Uma determinada experiência que gerou sofrimento, por exemplo, pode ser um gatilho no desenvolvimento desses sintomas.

Como essa fobia se manifesta?

Por ser um medo exagerado, a fobia se manifesta na forma de pavor e aversão à atividade — nesse caso, voar.

Os sintomas se manifestam de maneira física e psicológica e podem variar em relação à intensidade.

Os sintomas físicos incluem tremores, sudorese intensa, aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, dificuldades para respirar, náuseas e vômitos.

Já do ponto de vista psicológico, há uma ansiedade muito intensa, sensação de perigo iminente e pensamentos relacionados a possíveis catástrofes. Também pode gerar mudanças no humor — a pessoa pode chorar ou ficar irritada, por exemplo —, além de ter dificuldades para realizar tarefas consideradas básicas, como se preparar para entrar no avião ou colocar o cinto de segurança.

Essa fobia tem cura?

Assim como a maior parte das demais fobias, a fobia de avião também tem tratamento e pode ser totalmente curada. Porém, é indispensável que você reconheça que efetivamente precisa de ajuda para lidar com essa situação.

Embora apresentar um pouco de medo seja natural, sentir um incômodo intenso ou evitar entrar em um avião pode ser sinal de que é necessário ajuda para lidar com o problema. Para te auxiliar a ter uma ideia melhor, faça um teste e identifique seu nível de medo.

Uma vez que você identifique essa necessidade, busque ajuda. Procure bons profissionais e comece um tratamento com chances de sucesso, já que, dessa forma, é muito mais fácil conquistar a sua independência para entrar em aeronaves sem que essa sensação de medo te domine.

O tratamento consiste, basicamente, de psicoterapia. Em alguns casos, a medicação, receitada de maneira individualizada, pode ajudar.

fobia de avião é relativamente comum entre as pessoas, muito embora esse seja um dos meios de transporte mais seguros. Caso você se encaixe nesse quadro, não deixe de procurar tratamento e aprenda a lidar melhor com toda essa situação!

Tem alguma dúvida sobre essa fobia? Aproveite o espaço nos comentários!

Apoiadores