menu

Blog

Você já parou para pensar a respeito do papel dos comissários de bordo em um voo? Muitas pessoas acreditam que eles estão ali apenas para servir as refeições, mas isso é um mito.

Os comissários de bordo tem como principal função cuidar da segurança e bem estar dos passageiros e do voo em si. Para isso os trabalhadores são divididos em escalas que designam seus dias, horários, voos e destinos e realizam uma série de protocolos do momento que chegam ao aeroporto de embarque até o do desembarque. De forma resumida a rotina inclui uma reunião entre os tripulantes, checagem da aeronave, procedimentos de embarque, checagem antes da decolagem, falas informativas a respeito do voo, serviço de bordo e procedimentos de pouso.

Além disso, a profissão vai muito além dessas funções e dos estereótipos colocados pela sociedade. Na realidade, esse trabalho exige uma formação muito específica que os tornam técnicos de segurança de voo, ou seja, profissionais capacitados para lidar com diversos tipos de intercorrências que exijam por exemplo conhecimento a respeito de primeiros socorros, equipamentos de segurança, sobrevivência em selva e mar, funcionamento das aeronaves, evacuações de emergência, combate de incêndios e muito mais.

Informações como essa são de suma importância para que possamos entender o funcionamento de um voo, considerando que tudo foi devidamente estudado e planejado para ser de determinada forma e que cada funcionário envolvido recebeu o treinamento adequado para exercer sua função. Assim, é mais provável que consigamos gerenciar nossas expectativas em relação ao voo dada a segurança que o conhecimento transmite.

Se para você o medo é tanto que voar é algo fora de cogitação, venha para VOE e conheça nosso Curso de Terapêutico para Fobia de Voo. Venha ser livre.

Apoiadores