menu

Blog

O controle de tráfego aéreo é composto por três vertentes: visual, radar e convencional.

Visual: Está relacionado com aquilo que o funcionário vê a partir da janela da torre de controle, de forma a analisar as pistas e dar seu aval para pousos e decolagens.

Radar: O mais conhecido dos três está atrelado aos aparelhos que captam informações dos aviões que os sobrevoam. A partir daí os radares geram ondas que viram uma espécie de imagem e são enviadas para o computador do controlador de voo. Dessa forma, o profissional que recebe tais dados pode instruir os pilotos a respeito da velocidade e altitude.

Convencional: É baseado nas chamadas cartas de voo, um tipo de mapa das rotas no céu. Nesse sentido, o controlador deve instruir o piloto a respeito de sua localização e qual a expectativa de tempo em relação a chegada. Além disso, auxilia na organização, já que diversas aeronaves estão no ar ao mesmo tempo e muitas em direção aos mesmos destinos.

Esses são mais algumas das medidas de seguranças  tomadas pela aviação para zelar por todas as pessoas envolvidas. No entanto, caso ainda assim o medo de voar te limite de viver novas experiências conte com o Curso Terapêutico para Fobia de Voo.

Venha para a VOE. Venha ser livre.

Apoiadores