menu

Blog

medo de turbulência é um dos fatores que mais causam temor nos passageiros que sofrem de medo de avião. Embora a situação possa parecer preocupante ou negativa, a verdade é que ela não é tão ruim assim. Considerada muito comum, é um evento ao qual os pilotos já estão acostumados e sabem lidar muito bem.

Para você diminuir o seu medo, entenda melhor como esse processo acontece e tire suas dúvidas!

O que caracteriza uma turbulência?

A turbulência é caracterizada pelo balanço do avião causado pela movimentação das grandes massas de ar em altitudes elevadas. Ela pode ser considera leve, moderada ou intensa.

Porém, é importante ressaltar que as severas são muito raras. De fato, as chances de encarar uma agitação muito severa são de apenas uma em um milhão.

Em geral, ela é mais conhecida pelos solavancos que atingem os passageiros e comissários de bordo e é por isso que é tão importante utilizar os cintos de segurança.

Como ela acontece?

A turbulência normalmente acontece quando o ar está agitado por algum motivo. Tempestades, mudanças bruscas de temperatura ou ventos mais fortes podem causar tremor devido à instabilidade do ar, que segue em todas as direções.

Na maior parte do tempo, essas situações são completamente previstas. Elas são observadas pelo radar ou outros aviões avisam sobre o assunto. Com isso, o piloto normalmente está preparado para encarar essa situação.

O que ela pode causar?

Se você acha que uma situação desse tipo pode derrubar o avião, saiba que a probabilidade de isso acontecer é tão remota que chega a ser praticamente nula.

Com uma engenharia aeronáutica cada vez mais avançada, os materiais e projetos utilizados fazem com que as aeroaves consigam suportar as condições turbulentas. Assim, não há chances de o seu avião cair motivado exclusivamente por esse balanço.

O máximo que acontece é um desequilíbrio dentro da aeronave. Comissários de bordo podem se machucar porque normalmente estão em pé e quem não usa cinto pode sofrer algum tipo de impacto. Além disso, malas, bebidas e outros objetos podem ser derrubados, mas dificilmente acontece algo grave.

Como lidar com o medo de turbulência?

Sem dúvidas, esse tremor é um dos principais responsáveis pelo medo de andar de avião. Para lidar com o medo de turbulência, entretanto, o ideal é pensar que os números estão a seu favor!

Além disso, vale a pena buscar a ajuda de especialistas. Para isso, faça um teste para saber seu grau de medo e entre em contato com uma equipe preparada para te ajudar a superar essa fobia.

medo de turbulência é bastante comum, mas, felizmente, ele não precisa te dominar. Essas situações de maior agitação não representam um risco real para a estabilidade do avião, de modo que a segurança é preservada mesmo nesse momento!

Você sofre com esse medo? Conte nos comentários se você tem alguma experiência com esse assunto.

Apoiadores