menu

Blog

Se você sente medo quando o piloto anuncia “Senhores passageiros, aqui fala seu comandante. Estamos entrando em uma área de turbulência e para sua segurança recomendamos que volte para o seu assento e prenda seu cinto de segurança”, fique tranquilo, você não está sozinho!

Segundo uma pesquisa feita na França, pelo Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP), 1 em cada 3 pessoas se sente desconfortável durante uma viagem de avião. Outras, porém, são tomadas pelo medo e desenvolvem a aerofobia, que impede que a pessoa faça uma viagem de avião, perdendo compromissos profissionais e pessoais.

Veja agora 8 famosos que já confessaram ter medo de voar.

  1. Jennifer Aniston: A atriz norte-americana, que ficou conhecida pela série Friends, já confessou que detesta voar e desenvolveu o medo depois de uma turbulência entre um voo de Toronto (Canadá) para Nova York (EUA).
  2. Megan Fox: A atriz norte-americana, que ficou conhecida com o filme Transformers, em 2007, contou que não gosta de voar, mas que é obrigada por conta do trabalho. Para enfrentar os voos, ela ouve músicas da cantora Britney Spears.
  3. Fátima Bernardes: A jornalista e apresentadora do programa “Encontro” contou em um programa de TV que tem horror de avião e que sofre bastante cada vez que precisa entrar em um. Na época em que era casada com William Bonner, os dois viajavam separadamente para prevenir que os filhos ficassem órfãos em caso de um acidente.
  4. Roger: O cantor e vocalista da banda Ultraje a Rigor tem fobia de avião e isso impediu que ele fizesse shows no exterior diversas vezes.
  5. Tati Quebra-Barraco: A cantora de funk cancelou alguns shows na época do desastre da Gol. Ela prefere viajar de carro para fazer seus shows.
  6. Fausto Silva: O apresentador já confessou diversas vezes que detesta entrar em um avião e só enfrenta um voo quando é muito necessário.
  7. Lenny Kravtiz: O cantor norte-americano chegou a viajar 30 horas pela estrada para evitar entrar num avião, que faria o percurso em 3 horas. Sempre viaja de carro, deixando o avião apenas para viagens internacionais.
  8. Luan Santana: O cantor confessou ao apresentador Danilo Gentile que se pudesse escolher, faria sempre a viagem terrestre. Ele viaja o país inteiro em seu avião particular.

É possível tratar o medo de voar?
Como você viu, o medo de voar pode afetar qualquer pessoa, incluindo os famosos e as pessoas comuns. A boa notícia é que hoje há tratamentos que podem ajudar a enfrentar a ansiedade ou a aerofobia.

“O avião é o meio de transporte mais seguro que existe, portanto quem escolhe viajar por terra tem muito mais chance de sofrer um acidente. Entretanto, o medo realmente pode impedir a pessoa de raciocinar e entender este fato. O medo sempre está ligado ao que não conhecemos. Além disso, voar realmente nos tira do chão, o ser humano não foi feito para voar”, comentam as psicólogas e fundadoras da VOE Psicologia, Fernanda Queiroz e Paola Casalecchi.

A VOE oferece tratamento individual ou um curso intensivo de dois dias para tratar o medo de voar. Fernanda e Paola foram treinadas pela Voar sem Medo, que fica em Portugal, e é um dos centros de referência mundial em investigação e tratamento da aerofobia. O tratamento é baseado em um protocolo totalmente diferenciado, que segue o modelo europeu, com taxas de sucesso de 95%. Em 2018, os cursos intensivos devem ocorrer em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Apoiadores